Hemeroteca digital da BN

Comecei a fazer essa pesquisa no Jornal do Brasil em busca de uma informação que até agora não encontrei. Sigo na busca. Em compensação, achei alguns tesouros que compartilho neste espaço, no qual reclamo que “falta história” na nossa visão de mundo.

Essa digitalização fantástica dos periódicos da Biblioteca Nacional (BN), feita com o apoio dos governos Lula e Dilma, é uma das realizações mais importantes no panorama da cultura e da pesquisa no Brasil. Hoje, de qualquer lugar do País ou do mundo, desde que se tenha acesso à Internet, é possível pesquisar um conteúdo riquíssimo de jornais e revistas que fizeram e fazem a história brasileira. Isso ajuda a democratizar o acesso à informação e possibilita que pessoas de vários cantos do planeta conheçam e analisem as diversas formas de se descrever a realidade e de se pensar sobre ela.

Convido a todos que me leem neste espaço para que entrem nessa aventura pelos caminhos digitalizados da Biblioteca Nacional, um dos maiores patrimônios culturais do Brasil e do mundo. Vale a pena!

memoria.bn.br